Este blogue quer manter aberta uma porta da Biblioteca Escolar. Os seus principais objetivos são dar a conhecer o que vai acontecendo nesse espaço, promover a leitura e a literacia da informação.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
terça-feira, 4 de dezembro de 2012
"Vou construir-te uma prenda..."
No dia 22 de Novembro, decorreu na Biblioteca Escolar da Escola Básica 2,3 S. João de Deus, uma sessão em que a professora Ana Rosa, com a colaboração de alguns alunos do 6º G, demonstrou como é possível construir presentes de Natal a partir de materiais recicláveis. Essa formação ficou registada em vídeo e está disponível na página das bibliotecas. (clica aqui).
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
Concurso Nacional de Leitura
Encontra-se a decorrer a 1ª fase do Concurso Nacional de Leitura. As obras selecionadas para leitura na Escola Básica 2,3 S. João de Deus são: O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner e O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, de Jorge Amado.
Os alunos interessados em participar deverão inscrever-se junto do professor de Língua Portuguesa ou dos responsáveis pela Biblioteca Escolar, até ao dia 7 de Dezembro.
Aconselha-se a leitura atenta do regulamento do Concurso Nacional de Leitura aqui.
A prova na escola decorrerá entre o dia 3 e o dia 9 de Janeiro.
segunda-feira, 29 de outubro de 2012
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
Dia das Bibliotecas Escolares
No dia 22 de Outubro, comemorou-se o Dia Internacional das Bibliotecas Escolares. Os alunos viram um filme, criaram frases sobre as bibliotecas, livros e leitura, elaboraram marcadores e fizeram acrósticos. A professora Augusta Borralho deu o seu testemunho sobre a sua relação com as bibliotecas. Aqui fica o seu bonito texto:
BIBLIOTECAOBRIGADO!
Quando pronunciamos ou escrevemos a palavra BIBLIOTECA, devíamos segui-la, de
imediato, ainda que apenas mentalmente, de outra: OBRIGADO/A!
Estranho? Concordo que talvez não ficasse
muito bem, estilisticamente falando e, ainda por cima, sou professora de
Português. Mas, meus amigos, a verdade é que quem tem à sua disposição, num
abrir e fechar de olhos, tantos tesouros descobertos, sem estarem encerrados em
cofres bem fechados a que só uma pequena minoria tivesse acesso, só pode
sentir-se grato.
Grato a todos os que contribuíram e
continuam a contribuir, diariamente, para que tu, eu, todos nós, possamos
aceder à enorme riqueza que é o SABER! E
reparem, não estou apenas a falar dos escritores, dos ilustradores, dos
editores..., cujo trabalho é enorme e inquestionável!
Refiro-me,
muito especialmente, às pessoas que, nesta tua Escola, te abrem as portas, sem
ser preciso pronunciares palavras mágicas; que te vão guiando neste mundo
sagrado dos livros, decerto, na esperança de que tu aqui venhas sem ser
obrigado. Que possas antes colar à palavra BIBLIOTECA, com cola-tudo, um grande
OBRIGADO!
Obrigado, pois aqui está uma herança de
cujo valor talvez alguns de vós só terão consciência um dia mais tarde. Aqui e
através dos documentos que temos ao nosso dispor, podemos entrar nos mundos das
diferentes áreas de saber, conseguimos mesmo imaginar outros mundos, viajamos
no passado, mas, meus amigos, através deles, dos livros, dos bons livros,
construimo-nos como verdadeiros seres humanos.
Assim, esperamos nós, todos os que
acreditam na civilização humanista dos Gregos e dos Romanos, amanhã seremos
melhores.
Curiosamente, a palavra BIBLIOTECA
apareceu na Grécia Antiga com o significado de “cofre do livro”. E quem tem um
cofre aberto com tamanha riqueza, só pode dizer o quê?
Além de continuar a acreditar no saber
como caminho para um mundo melhor, terá de ter sempre em mente a tal palavra...
Augusta Borralho
terça-feira, 29 de maio de 2012
Novidades
A Biblioteca recebeu dois livros sobre Montemor-o-Novo, oferecidos pela Universidade Sénior, do Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, pela participação dos alunos desta escola no concurso literário subordinado ao tema "O Bombeiro."
- Fonseca, Teresa, Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo (1930-2005), Lisboa, Associação dos Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, Edições Colibri, 2005;
- Álvares, J. Manuel; Correia, José Hilário de Brito; Estudos Historicos Juridicos e Económicos sobre o Município de Montemor-o-Novo, Coimbra, Coimbra Editora, 2001
terça-feira, 22 de maio de 2012
Troca de livros
Integrada na Semana do Ambiente, irá decorrer na Biblioteca Escolar uma troca de livros. Os interessados deverão inscrever-se. Os alunos que pretendam participar devem apresentar autorização dos encarregados de educação. Na semana de 4 a 8 de Junho, nos intervalos das 10 horas às 10 horas e 30 minutos, os participantes terão oportunidade de trocar os seus livros.
Subscrever:
Mensagens (Atom)






